top of page

João Wainer nasceu em 1976 com veias jornalísticas, já que é neto de Samuel Wainer, fundador do jornal Última Hora, e Danuza Leão. Ele é filho da artista plástica Pinky Wainer e do produtor de TV Roberto Oliveira.

 

Aos 16 anos, em 1992, João Wainer começou sua trajetória na fotografia, como estagiário do Jornal da Tarde. Entre 1994 e 1995, foi assistente do fotógrafo renomado Bob Wolfenson. Em 1996, se tornou fotógrafo do jornal Folha de S.Paulo.

 

Em 2001, venceu o Prêmio Folha de Reportagem. Em 2002, expôs o ensaio fotógráfico "Retratos de Campanha", que registrou a campanha de Lula à presidência da República. Em 2003, publicou o livro "Aqui Dentro: Páginas de uma memória - Carandiru", ao lado de André Caramante e Sophia Bisilliat, sob orientação de Maureen Bisilliat.

 

"Conheci o João na redação do Notícias Populares, em 1998. Por afinidade jornalística, viramos amigos. Fazíamos várias matérias no Carandiru. Numa dessas, conhecemos a Sophia Bisilliat, que nos apresentou à mãe dela, Maureen Bisilliat, fotógrafa renomada. Dessa conexão, nasceu a ideia do livro", diz Caramante.

 

Depois, Wainer expôs na França o trabalho "Marginália", foi diretor de fotografia da série de 12 documentários "Chico Buarque", publicou o livro "Ultimas Praias: Entre Ubatuba e Paraty", pela editora Terra Virgem.

 

Venceu em 2007 e 2008 o "Prêmio Don Quixote de La Perifa" na Cooperifa, no Capão Redondo, zona sul de São Paulo. Em 2012, desenvolveu e implantou o projeto TV Folha, que tem como base a linguagem do documentário em suas produções. Atualmente, é diretor e editor do projeto. Em junho de 2014, lançou o filme "Junho", sobre as manifestações que ocorreram em São Paulo um ano atrás. Leia mais.

 

Fotógrafo do Metro Jornal, do Grupo Bandeirantes, André Porto é um dos mais renomados profissionais do país. Em 2003, ganhou o Prêmio Folha de Fotografia com o flagrante feito após o tiro que matou o fotógrafo Luis Antonio da Costa, o La Costa, da revista Época, em frente a um acampamento do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), em São Bernardo do Campo, em que mostra o suspeito com a arma na mão.

 

DESDE O INÍCIO

ANDRÉ PORTO

bottom of page