top of page

WAINER, O PROJETO

 

João Wainer é o responsável por dar um fôlego a mais a uma profissão que é, atualmente, cada vez mais subestimada. Demissões frequentes, redações jornalísticas cada vez mais enxutas e formadas por estagiários, poucos repórteres na rua e o comercial acima do editorial. E, anualmente, mais de cinco mil profissionais se formam jornalistas, ou, para os mais sensatos, corajosos.

 

Na contramão de uma profissão cada vez mais desacreditada, Wainer trouxe um modelo jornalístico inovador. Mais precisamente em 2011. Diferente de tudo o que há existia até então, o fotojornalista premiado e criado no maior jornal do país – a Folha de S.Paulo – lançou dentro de sua “segunda casa” uma plataforma de vídeos para um jornal impresso.

 

Este projeto, elaborado pelos estudantes de jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi Arthur Stabile, Christian Bender e Luís Adorno, busca englobar os caminhos traçados por Wainer até a chegada e a transformação da TV Folha, que, em poucos anos, se tornou referência em jornalismo qualitativo no Brasil. Em outras palavras, o que a mídia precisava para não sucumbir ao raso e ao apelativo, ao simples e ao objetivo, em outras palavras, a facilidade com que hoje é possível fazer jornalismo sem apurar de fato um caso, sem ir à rua. A TV Folha busca dizer ao brasileiro: você não é o Homer Simpson.

 

Mas, para isso, o hoje editor da TV Folha penou. Aos 16 anos, já trabalhava na Folha. Entrou como assistente e foi evoluindo, como um clássico personagem da Geração X. Foi fotógrafo, recebeu grandes prêmios, se tornou referência para outros fotojornalistas consagrados como André Porto, do Metro Jornal, desenvolveu um livro dentro da maior Casa de Detenção da América Latina até então – o Carandiru – se destacou na produção de vídeos. E, para isso, não precisou utilizar o sobrenome, já consagrado na área – João Wainer é neto de Samuel Wainer e de Danuza Leão.

 

Atualmente, a TV Folha, que teve uma breve participação aos domingos na TV Cultura, não fica apenas na internet. Em 5 de junho, será lançado o primeiro longa-metragem do departamento de vídeos da Folha de S.Paulo: Junho, O Filme. Se trata de um compilado das manifestações que tomaram o país em junho de 2013, com base na reportagem ganhadora do prêmio Esso daquele mesmo ano.

 

Sendo assim, Wainer não é só um fotógrafo, diretor, editor e professor: é uma motivação para quem deseja fazer o novo, para quem sonha em sobreviver de jornalismo, apesar dos pesares.

 

Voltar

 

bottom of page