top of page

WAINER, O CAMINHO

 

João Wainer nasceu no ano de 1976, em São Paulo. Começou a trabalhar como fotógrafo aos 16 anos, atuando como estagiário no Jornal da Tarde. Segundo ele, descobriu cedo que era aquilo que queria para a sua vida.

 

“Foi uma coisa muito natural para mim. Foi muito rápido, rápido até demais”, recorda. Cerca de dois anos depois, conheceu o fotógrafo de moda, publicidade e retratos Bob Wolfenson e passou a trabalhar como seu assistente. Então, em 1996 entrou para a equipe de fotógrafos do jornal Folha de S.Paulo.

 

No ano de 2001, venceu o Premio Folha de reportagem e, em 2008 e 2011, o Prêmio Folha de Edição. Expôs o ensaio fotográfico “Retratos de Campanha”, que registrou a campanha de Lula à presidência da república em 2002.

 

Em 2003, publicou os livros “Aqui Dentro: Páginas de uma Memória – Carandiru”, pela editora Imprensa Oficial, e “Últimas Praias: Entre Ubatuba e Paraty”, pela editora Terra Virgem em 2007.

 

Ao longo dos anos de 2005 e 2006 venceu a Bolsa FNAC para jovens fotógrafos e expôs o trabalho “Marginália” na França, tanto no Festival Reencontre d’Artes, quanto nas lojas FNAC do país. Também na França, em 2007 expôs seu trabalho na “PHOTOQUAI: Biennale des Images du Monde”.

 

Wainer trabalhou como diretor de fotografia da série de 12 documentários “Chico Buarque”, lançado em DVD e exibido pela TV Bandeirantes e o canal Multishow.

 

O esforço de seu trabalho o rendeu por dois anos o consecutivos o “Prêmio Don Quixote de La Perifa” na Cooperifa, no Capão Redondo, em 2007 e 2008.

 

Desde 2008, suas fotos são divulgadas na coleção Pirelli/MASP de fotografia.

 

Participou da exposição coletiva “Laberinto de Miradas” em Barcelona, Cidade do Mexico, Santiago, Buenos Aires e Lima.

 

Em 2009, tomou parte na exposição “Né Dans La Rue: Grafitti”, em Paris com o filme “PIXO”.No mesmo ano, trabalhou como diretor de fotografia dos documentários “XPress”, para a MTV internacional, em parceria com a UNICEF, exibido em 43 países.

 

Em 2012, Wainer criou o projeto TV Folha, o qual atualmente é diretor e editor. O projeto consiste em de vídeos da Folha de S.Paulo que possuem linguagem típica de documentário em suas produções.

 

Criou capas de CDs, DVDs e livros para vários artistas, como Chico Buarque, Rita Lee, Gilberto Gil, Rappin Hood, Max de Castro, Simoninha entre outros.

 

Colaborou com publicações internacionais como The New York Time, The Guardian, El Clarín, e revistas como Trip, Poder, Serafina, Roling Stone, Gloss.

 

Voltar

bottom of page